31 October 2006

Viagem 'a Disneyland Paris

Estão todos à espera de novidades e fotos, mas por enquanto escrevo apenas pois as fotos virão mais tarde, num dia a anunciar e depois retiro-as, aconselhada pelo meu irmão T. para não andarem aí pela net!
Por incrível que pareça consegui fazer as malas e preparar tudo com quatro crianças em casa e sem desconfiarem nem por um segundo!! Claro que tenho que agradecer às minhas babysitters de serviço que os entretiveram por cerca de tres horas na manhã de quarta feira, e deram bem conta do recado, pois nem por um segundo vieram ter comigo para me pedir qualquer coisa ou fazer queixas!!!
Aqui fica o meu agradecimento a tão prestável serviço - muito obrigada à televisão, computador e playstation!
O D. chegou bem mais cedo do que habitual e nesse ponto a C. começou a desconfiar e quando os sentámos no sofa para lhes dizer as novidades só se ouviam gritos das meninas (a V.  atras da C.) e um A. completamente atarantado com os gritos e ao mesmo tempo a tentar perceber o que se passava!
A viagem correu lindamente e se não pensarmos muito, a passagem no túnel do canal da mancha faz-se muito bem. Com 4 crianças no carro nao ha muito tempo para pensarmos se alguma coisa vai acontecer (terramoto, incendio, maremoto,...) naquele preciso momento em que estamos a atravessar o canal!! Eu fiz o possivel por manter a mente ocupada mas acredito que é como andar pela primeira vez de avião!!
Estivemos 2 dias e meio na Disney e apesar de ser extremamente cansativo todos gostamos!!
Eu estava com algum receio do meu "apito dourado" mas foi talvez a que se portou melhor!!!
A V. e A. quando viam algum personagem da Disney não achavam muita graça e algumas diversões também dispensavam! É claro q o A. e C. adoraram cada segundo!
Estava um bocado cheio de gente e por isso tinhamos filas de espera de 30 minutos mas o tempo ajudou pois nao choveu.
Ao fim do dia chegavamos estoirados ao bengalow David Crocket mas no segundo dia os mais velhos ainda quiseram ir dar um mergulho na piscina!
De sabado para domingo fomos dormir a Paris a casa de um amigo e ainda tentamos subir à Torre Eifel mas as filas eram de 2 horas!! Jantamos todos mais um primo do D. num restaurante simpatico nao fora 3 francesas decadentes de cigarro na boca a mandar calar os meus filhos!! Só quando saímos é que soube que à saída uma delas fez um gesto manual para o A.!! Foi uma boa oportunidade para explicar aos mais velhos que os adultos tambem sabem se portar muito mal indeed!!
Tudo agora voltou à normalidade! Thank God for that!!
Hoje é Halloween e tenho que ir com eles fazer "trick or treat!". Isto de ter uma cultura americana emergente cá em casa tem que se lhe diga!!!
Happy Halloween!!

24 October 2006

Half Term

As criancas estao esta semana de ferias e por isso nao tenho tido tempo de me dispersar pelo blog.
Tem-me acontecido um coisa engracada (to say the least) quando estou a tentar pensar o que escrever. Penso em ingles!!! E fico furiosa!! E tambem sonho em ingles!!! E apetece-me escrever em ingles, pois por vezes e' tao mais facil e directo! Depois abano a cabeca e digo que nao pode ser, mas passados tres anos a falar ingles e' inevitavel!! Em casa falamos portugues mas os miudos entre eles falam ingles e por vezes ate' no's estamos a falar ingles com eles!! Deve haver coisas piores!! So me lembro de estar na praia em Santa Cruz e ouvir "Vien ici Marisa Cristina!! Nous allons pra' catrella (carrinha 4L)!" E da'-me vontade de rir pois no's estamos na mesma!!!
So see you all next week. My kids are gonna have the surprise of their lives and I'll tell you everything! We are going tomorrow to DisneyLand Paris and they don't know!!!
See you

17 October 2006

Crescer

"ficar velho é obrigatorio, crescer é apenas opcional"




Hoje o dia esta cinzento e deu-me para a melancolia!
A #1 teve a sua primeira festa nocturna na escola (das 7 às 9 da noite) e enquanto ela e uma amiga se vestiam dei por mim a pensar ..."no meu tempo... !" Socorro! Parece que tenho 80 anos!! Mas de facto é tão diferente!! Eé' engracado ver como uma rapariga de 10 anos aos poucos se vai transformando numa mulherzinha.
O #2 aborrecido só dizia "it's not fair" e as manas mais novas andavam encantadas por poderem estar no quarto da irmã e observar o que se passava!!

12 October 2006

Portugal Vale a Pena

Um artigo especialmente vocacionado para os pessimista do meu país!! Obrigado Manela.


Destaque: Portugal vale a pena!

"Eu conheço um país que tem uma das mais baixas taxas de mortalidade de recem-nascidos do mundo, melhor que a media da União Europeia.

Eu conheço um país onde tem sede uma empresa que é li­der mundial de tecnologia de transformadores. Mas onde outra é líder mundial na producao de feltros para chapeus.


Eu conheco um pais que tem uma empresa que inventa jogos para telemoveis e os vende para mais de meia centena de mercados. E que tem tambem outra empresa que concebeu um sistema atraves do qual voce pode escolher, pelo seu telemovel, a sala de cinema onde quer ir, o filme que quer ver e a cadeira onde se quer sentar.

Eu conheco um pais que inventou um sistema biometrico de pagamentos nas bombas de gasolina e uma bilha de gas muito leve que ja ganhou varios premios internacionais. E que tem um dos melhores sistemas de Multibanco a nivel mundial, onde se fazem operacoes que nao e' possÃivel fazer na Alemanha, Inglaterra ou Estados Unidos. Que fez mesmo uma revolucao no sistema financeiro e tem as melhores agencias bancarias da Europa (tres bancos nos cinco primeiros).

Eu conheço um país que esta avançadissimo na investigação da produção de energia através das ondas do mar. E que tem uma empresa que analisa o ADN de plantas e animais e envia os resultados para os clientes de toda a Europa por via informática.

Eu conheço um país que tem um conjunto de empresas que desenvolveram sistemas de gestão inovadores de clientes e de stocks, dirigidos a pequenas e medias empresas.

Eu conheco um pai­s que conta com varias empresas a trabalhar para a NASA ou para outros clientes internacionais com o mesmo grau de exigencia. Ou que desenvolveu um sistema muito comodo de passar nas portagens das auto-estradas. Ou que vai lancar um medicamento anti-epiléptico no mercado mundial. Ou que e' lÃider mundial na producao de rolhas de cortica. Ou que produz um vinho que "bateu" em duas provas varios dos melhores vinhos espanhois. E que conta ja com um nucleo de varias empresas a trabalhar para a Agencia Espacial Europeia. Ou que inventou e desenvolveu o melhor sistema mundial de pagamentos de cartoes pre-pagos para telemoveis. E que esta a construir ou ja construiu um conjunto de projectos hoteleiros de excelente qualidade um pouco por todo o mundo.

O leitor, possivelmente, nao reconhece neste Pai­s aquele em que vive – Portugal. Mas e' verdade. Tudo o que leu acima foi feito por empresas fundadas por portugueses, desenvolvidas por portugueses, dirigidas por portugueses, com sede em Portugal, que funcionam com tecnicos e trabalhadores portugueses.
Chamam-se, por ordem, Efacec, Fepsa, Ydreams, Mobycomp, GALP, SIBS, BPI, BCP, Totta, BES, CGD, Stab Vida, Altitude Software, Primavera Software, Critical Software, Out Systems, WeDo, Brisa, Bial, Grupo Amorim, Quinta do Monte d'Oiro, Activespace Technologies, Deimos Engenharia, Lusospace, Skysoft, Space Services. E, obviamente, Portugal Telecom Inovação. Mas também dos grupos Pestana, Vila Galé, Porto Bay, BES Turismo e Amorim Turismo.

E depois ha ainda grandes empresas multinacionais instaladas no PaÃis, mas dirigidas por portugueses, trabalhando com tecnicos portugueses, que ha anos e anos obteem grande sucesso junto das casas-mae, como a Siemens Portugal, Bosch, Vulcano, Alcatel, BP Portugal, McDonalds (que desenvolveu em Portugal um sistema em tempo real que permite saber quantas refeicoes e de que tipo sao vendidas em cada estabelecimento da cadeia norte-americana).

W' este o Pai­s em que tambem vivemos. E' este o Pai­s de sucesso que convive com o Pais estatisticamente sempre na cauda da Europa, sempre com pessimos i­ndices na educacao, e com problemas na saude, no ambiente, etc. Mas nao so falamos do Pai­s que esta mal. Daquele que nao acompanhou o progresso. Do que se atrasou em relacao a' media europeia.

Esta' na altura de olharmos para o que de muito bom temos feito. De nos orgulharmos disso. De mostrarmos ao mundo os nossos sucessos e nao invariavelmente o que nao corre bem, acompanhado por uma fotografia de uma velhinha vestida de preto, puxando pela arreata um burro que, por sua vez, puxa uma carroca cheia de palha. E ao mostrarmos ao mundo os nossos sucessos, nao so futebolisticos, colocamo-nos tambem na situacao de levar muitos outros portugueses a tentarem replicar o que de bom se tem feito. Porque, na verdade, se os maus exemplos sao imitados, porque nao hao-de os bons serem tambem seguidos? "

(Nicolau Santos, Director Adjunto do Jornal Expresso
In Revista Exportar)

11 October 2006

How do I feel?

Robin Pascoe é uma jornalista canadiana que se especializou profissionalmente na vida dos expatriados baseada muito pela sua experiência de vida como expatriada em países do Médio Oriente.
Cada vez mais sinto que só quem passa por esta experiencia de viver fora do seu país é que realmente sabe do que estou a falar!
Assisti a uma conferência dela e adorei. Saber que existe uma inteira comunidade de pessoas que sentem e vivem os mesmos problemas por que passa qualquer família de expatriados ajuda-nos a ultrapassar os nossos.
Este site pode ajudar a qualquer aspirante a expatriado ou a qualquer não expatriado que queira compreender/saber um pouco mais http://expatexpert.com

Robin Pascoe is a canadian journalist specialized in expats due to her own experience as an expat in different countries in the middle east.

10 October 2006

Pre Halloween




Halloween is coming, don't you see!!

My brain age? You don't want to know!

Antes de começar o meu tema de hoje fiquem a saber que já podem comentar sem terem um blog. Facilita a vida a toda a gente e pode ser que incentive alguns a darem um ar da sua graça!!
Anda cá por casa um jogo de DS (tipo gameboy) que se chama "Brain Training-How old is your brain?" Carolina, Mr D e Antonio andam muito entusiasmados e a incentivarem-me para jogar. Basicamente consiste em fazer alguns exercicios de raciocinio, memoria,... e no fim temos o resultado-a idade do cérebro. Não estava nada motivada para o tal jogo, diga-se de passagem e porque... porque eu já sabia  à priori que se o jogo se baseia em memória eu ia estar em muitos maus lençois! E ainda por cima em inglês!!!
Comecei o jogo - primeiro choque!!! ver a minha "brain age" escrita num aparelho electronico é deveras desmotivante!
Todos os dias tento fazer o "daily trainning" mas nem assim consigo melhores resultados!!!
Isto de estar em casa, é optimo para as crianças e facilita muito o dia a dia, mas é a morte certa de qualquer restício de actividade mental!
My brain age? You really don't want to know!

4 October 2006

Plágio?

Há um programa de televisão que se chama "Portugal no Coração"??
Voces esquecem-se que estou em Londres e sem canais portugueses???
Anyway... o nome do blog saiu-me tão naturalmente pois acreditem que TODO E QUALQUER emigrante português tem Portugal no Coração!

There is a TV show called "Portugal no Coracao" (Portugal in my heart)?
Don't you forget that I'm in London with no portuguese channels!!
Anyway... I named the blog so naturally! Believe me when I say that All portuguese expats has Portugal in their Hearts!

Crianças de férias

Segundo dia de vida do blog e já tenho alguns comentários!!! Muito obrigado por umas gargalhadas e sorrisos em frente ao computador!!!!
Hoje as crianças estão de miniférias e o dia está maravilhoso. Sol (por enquanto) e o princípio do frio a chegar!
De manhã, logo às 8 horas chega a babysitter e lá fomos os dois saber a quantas andam os nossos estudantes Carolina, António e Vera.
Recebemos bom feedback por parte dos professores e por isso estamos contentes e eles estão de parabéns!

3 October 2006

Mini Break!



Finalmente consegui inserir uma fotografia!
Basel, Suiça, Julho de 2005.
Umas miniférias sem os 4 piolhos!

Finally I was able to insert a photo!
Basel, Switzerland, July 2005.
A mini break without kids!

Nome pró blog?

Andei às voltas com o nome... é claro que para mim a ajuda preciosa do marido é fundamental mas escrever com ele ao lado é que não dá. Vai-se-me a inspiração e fico como que encavacada, bloqueada e ... nada!  Ele diz que tem que trabalhar mas o olho foge-lhe para o ecrãn.
Enfim, tentei colocar uma foto mas a minha ciência ainda não dá para tanto e claro que o video só será daqui a 2 anos!

I just don't know how to name this thing! I love the precious help of my husband but i just can not write with him on my side! I loose my inspiration, I babble and nothing! He says that he's working but I know that he's looking!
Anyway, I tried to put a photo in here but with no success and just to tell you that a video will take longer, way longer!

primeira tentativa

tentar criar um blog... que dor de cabeça!